A PRÁTICA CLÍNICA
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também, o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os inpulsos a que cedemos, "sem querer"."
Sigmund Freud
****************************************************
Atuo na psicologia clínica desde minha formação, em 1999, pensando o sujeito através do olhar da Psicanálise.
Penso o homem como um ser de angústia, afeto este que se encontra em sua vida social, familiar, afetiva e profissional.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PSICÓLOGO
IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
A análise é, portanto, uma possibilidade de resignificação para esse sujeito, um espaço para releitura de sua história de vida e de posicionamento frente a questões que o tocam.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PSICÓLOGO
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.